figurinhas juntas.png
Renata Dorea .jpg

Nascida no Rio de Janeiro, em 1995, atualmente reside em Minas Gerais, aonde cursa o Bacharelado Interdisciplinar de Artes e Design, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Realizadora do documentário Afrodites, primeiro documentário da Cineasta, neste filme foram registrados relatos de jovens mulheres negras sobre a transição capilar e a retomada do aspecto natural afrodescendente.

 

Tem como interesse de pesquisa o Patrimônio Imaterial Negro no Brasil via audiovisual, antropologia visual, documentário, vídeo arte experimental, Teatro e Audiovisual Negro. Além disso, paralelamente participou de algumas exposições como Artista Visual (Afroresistencias – EBA/URFJ; SIPAD, Foto15, SECA – IAD/UFJF), e durante 2017 realiza um projeto de Graffitti e Street Art onde tem como principal inspiração a arte afro-brasileira e indianista (Projeto Sereias da Mata).

Afrodites
Drama
20 min
2016
Brasil
Minas Gerais


Direção: Renata Dorea
Produção: Renata Dorea
Argumento: Renata Dorea
Montagem: Renata Dorea
Elenco: Barbara Maria, Beatriz Lima, Bianca Silva, Gezsilene Oliveira, Larissa Oliveira

Sinopse: O documentário acompanha jovens mulheres em suas memórias sobre a transição capilar. Foram capturados os relatos sobre como uma alteração estética alcança temas como consciência e resistência afro, além do racismo institucionalizado e da luta diária de ser uma mulher negra no Brasil.